Skip to content

5 dicas para proteger o cartão de crédito das dívidas de final de ano 

16/12/2018

Geralmente o cartão de crédito é usado de forma exagerado em épocas festivas como final de ano. E consequentemente o consumidor passar a fica endividado com esse abuso na hora das compras.

O jantar e os presentes para familiares se tornaram costume dos brasileiros durante o Natal. A data realmente vale uma comemoração, mas o problema são as gastanças que são feitas através do cartão de crédito. As compras de valores altos, muitas vezes, são parceladas em numerosas vezes, gerando um dos principais motivos para dívidas longas.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o número de famílias endividadas no mês de novembro foi de 60,3%. Ou seja, duas em cada dez famílias possuem mais da metade da renda mensal comprometida com contas.

Veja Também:

Nubank aumenta disputa com grandes bancos após lançar débitos e saques

Cartão de crédito Mercado Livre: Veja como solicitar e as vantagens

Descubra como conseguir Empréstimo mesmo com restrição no nome

Dicas para evitar o endividamento no cartão de crédito

Se você faz parte desse grupo endividado e buscar não acumular mais dívidas para o próximo ano. Siga algumas dicas importantes que podem ajudar nesse caso.

Quanto posso gastar?

O primeiro-passo para melhorar a situação é descobri o valor limite que posso gastar. Para isso é necessário fazer anotações ou se preferir use uma planilha.  O ideal é relacionar as dívidas pendentes e em seguida somar tudo. Após isso incluir o dinheiro que vai entrar, como por exemplo, salário, décimo terceiro ou férias.

Ao final você terá o valor em débitos e o valor disponível para quitação, e com isso também saberá quanto sobrará desse dinheiro. Pelo menos pode se ter noção do que é mais viável, compras a vista ou se o parcelado vai caber no bolso.

Os presentes

Muitas pessoas gostam de presentear os familiares ou amigos nesta data do ano, como um gesto de carinho e amor. Porém nem sempre é possível dar presentes a todos, e que tal sugerir um amigo secreto com a família e amigos. É uma boa sugestão de confraternizar com o pessoal, todos ganham e você economiza ao invés de comprar vários presentes.

Lista de compras

Para evitar as compras desnecessárias, aquelas por impulso ou aquelas promoções tentadoras, o ideal é criar uma lista. Relacione tudo que realmente é necessário, como presentes, comidas e bebidas. Isso evitará os gastos exagerados que causam arrependimento e o endividamento.

Parcelamento no cartão de crédito

Evite parcelar em varias vezes suas compras, o melhor é o pagamento em uma única vez. Ao dividir em varias vez o item comprado você paga mais pelo produto, os juros estão sempre embutidos no valor.  Parcele algo quando realmente for necessário e não tiver outra solução.

Compras online

Em busca de preços mais baratos as pessoas aderem às compras via internet, a comodidade realmente é ótima. Mas é necessário ter cuidado com os sites escolhidos, pesquisar bem antes de inserir os dados do cartão é importante.

Confira se a pagina virtual da loja realmente existe, faça uma busca na internet para saber da procedência. Sites como o do Reclame Aqui e do Procon são bons para este tipo de pesquisa. Evite expor seus dados em qualquer lugar, pois hackers podem rouba-los. Ao roubar as informações os criminosos podem utilizar o cartão de crédito para efetuar compras em seu nome. O prejuízo neste tipo de caso é enorme.