Skip to content

Loja virtual grátis: vale a pena?

07/12/2018

Quer abrir um negócio online e tem dúvidas sobre como funciona uma loja virtual grátis? Confira aqui tudo que precisa saber sobre o assunto. As vendas online cresceram no último ano e ainda existem perspectivas positivas para fechar 2018.

Após o aumento significativo do e-commerce no Brasil, muitos empreendedores passaram a se interessar por esse tipo de negócio. Se você sonha em entrar para o universo do e-commerce com baixo investimento precisa ter cuidado antes de qualquer decisão. Ao pensar em loja virtual grátis é importante pesquisar todos os detalhes, como vantagens e desvantagens.

Plataformas gratuitas 

Quando uma pessoa decide montar seu e-commerce deve fazer uma pesquisa de mercado antes de definir a área de atuação. Outro ponto importante é a estrutura da loja online, que inclui primeiramente a escolha da plataforma de e-commerce.

+ Compras online: Quais perigos e como ter segurança

Muitos pontos devem ser avaliados no momento da escolha pela plataforma. Porém os itens que devem ser prioridade de verificação são: integrações, estabilidade, usabilidade e ecossistema. Lembrando que as plataformas gratuitas costumam oferecer esses pontos importantes para chamar atenção dos clientes como uma primeira impressão.

Dificuldades 

Geralmente no inicio do negócio os empreendedores não possuem tanto dinheiro para grandes investimentos. E diante dessa situação a oferta de uma plataforma sem gastos surge como uma ótima ideia. Mas é preciso analisar com cautela o caso.

Muitas plataformas grátis não oferecem registro de domínio e hospedagem, e com isso gerando gastos com terceiros para fazerem esse serviço. Outra grande dificuldade nas plataformas sem mensalidades são o limite para cadastro de produto. Ou seja, o novo negócio por ainda não ter uma certeza do mercado vai exigir um grande número de produtos cadastrados, mas vai sofrer com esse problema de limite.

+ Cartão de crédito e conta digital: Veja como funciona e como solicitar

Ao montar a estrutura com a plataforma gratuita chega o momento de divulgar um e-mail marketing para manter o relacionamento cliente e loja. Mas você percebe que para ter esse serviço precisa contratar outro plano que irá te cobrar um valor.

Esses tipos de plataformas sem custos não costumam permitir a integração com outros recursos. Isso é uma preocupação, pois quando as lojas virtuais crescem precisam interagir com ERP´s ou outros sistemas.

Além de todas essas dificuldades tem a maior preocupação, em fornecer todos os dados de seu negócio, como produtos, fotos, descrições, valores e outras informações. Após inserir tudo isso você percebe que a plataforma não atende o que seu e-commerce necessita.

+ Cartão de crédito: como fazer solicitação online

Após analisar cada ponto o empreendedor pode concluir que talvez uma plataforma paga que lhe ofereça todos os recursos necessários para seu negocio pode evitar futuras dores de cabeça e trazer um retorno mais rápido.

 

Juliano Assunção

Brasileiro nascido na região metropolitana de São Paulo. Fundador do portal Credicar Vantagens, Desenvolvedor Web há 15 anos e trabalha com Produção de Conteúdo em canais de informação desde 2009.   Contato: [email protected]