Skip to content

Multas de trânsito poderão ser pagas com cartão de crédito em até 12 vezes

20/12/2018

Começa nesta quinta-feira (20) a liberação de pagamento de multa de trânsito através de cartões de crédito. A Prefeitura anunciou que as multas podem ser pagas em parcelas de até 12 vezes.

Foi anunciado também, que os recursos de multas serão feitos através da internet, pelo site do Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV Digital.

No mês de setembro o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), havia comentando sobre a permissão de parcelamento de multas na cidade. Porém somente nesta semana foi oficialmente liberado, após diversas negociações com operadoras de cartão de crédito segundo o próprio prefeito.

Multas de trânsito poderão ser pagas com cartão de crédito em até 12 vezes
Radar Pistola

O objetivo da prefeitura com essa ação é facilitar o pagamento das multas de trânsito que estão em aberto, ao total são R$ 4,9 milhões pendentes.  A administração também relatou que este parcelamento poderá agilizar o pagamento e facilitar a vida dos motoristas para que possam licenciar seus veículos no prazo adequado. Já que as multas em aberto afetam o licenciamento dos automóveis.

Posso efetuar o parcelamento de qualquer multa no cartão de crédito?

Somente as multas de trânsito inscritas na Dívida Ativa da Prefeitura ou aquelas que foram negociadas juntamente com a prefeitura não poderão ser parceladas.

No inicio do ano a prefeitura havia liberado o parcelamento do pagamento de multas de trânsito, porém somente via boleto bancário. Agora após muita discussão foi liberado o parcelamento via cartão de crédito. A liberação vem sendo discutida desde 2010 no Congresso Nacional. Em março quando finalmente o Conselho Nacional de Trânsito – Contran aprovou foi preciso suspender, dois meses depois. Em julho deste ano um novo texto foi aprovado pelo Conselho e desde então, as prefeituras estão se organizando para liberar de fato o parcelamento para os motoristas. Este mês de dezembro algumas cidades aderiram a este tipo de pagamento, como São Paulo e Rio de Janeiro que anunciaram recentemente o recebimento via cartão de crédito.

 

Veja também: