Skip to content

PIS Pasep: Pagamento do último lote é hoje. Veja aqui se você tem direito.

13/12/2018

O PIS Pasep está liberado para os nascidos em dezembro. Este que é o sexto lote do abono salarial começou a ser pago nesta quinta-feira (13).

O abono salarial do PIS/Pasep está disponível para os trabalhadores formais de empresas privadas que nasceram no mês de dezembro. O valor varia entre R$ 80 e R$ 954, vai de acordo com o tempo de trabalho durante o ano de 2017.  Apesar de o lote ser para nascidos este mês, os contribuintes que nasceram de julho a novembro, que já foram liberados, ainda continuam com os valores disponíveis para saque.

No caso dos servidores públicos, o Pasep não teve  liberação de novo lote. Mas os trabalhadores que possuem os números de cadastro finais ente 0 e 4 continuam liberados para o saque.

PIS Pasep: Pagamento do último lote é hoje. Veja aqui se você tem direito.
PIS Pasep: Pagamento do último lote é hoje. Veja aqui se você tem direito. (Foto: Reprodução)

O prazo para retirada do abono salarial termina em 28 de junho de 2019. Os trabalhadores que perderem este prazo ficaram sem o recurso. Este dinheiro vai automaticamente para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), embora existam casos de alguns contribuintes que conseguiram resgatar o dinheiro fora do prazo na Justiça.

Quem tem direito ao PIS Pasep?

  • As pessoas que trabalharam em 2017 (30 dias no mínimo);
  • Receberam até dois salários mínimos por mês;
  • Precisam também ter cadastro no PIS/Pasep (mínimo 5 anos);
  • Manter os dados atualizados e corretos junto ao governo, essas informações devem ser enviadas pelo empregador.

Onde consultar para saber se tenho direito?

Os trabalhadores que desejam verificar se possuem direito, podem utilizar algumas das formas abaixo:

Consultar Pasep

Os servidores públicos podem consultar através do canal de atendimento do Banco do Brasil, pelos seguintes números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Ou em uma unidade da SRT (Superintendência Regional do Trabalho), e também pelo número 158 canal de atendimento do MT (Ministério do Trabalho).

Consultar PIS 

Os contribuintes do setor privado podem acessar o site da Caixa Econômica e verificar em “consultar pagamento”, ou até mesmo através do aplicativo Caixa trabalhador .

Os números de telefone para atendimento também são opções: 158 do Ministério do Trabalho e 0800 726 0207 da Caixa. As unidades de atendimento da SRT estão disponíveis para consulta do abono salarial.

+ Descubra como conseguir Empréstimo mesmo com restrição no nome

 

Juliano Assunção

Brasileiro nascido na região metropolitana de São Paulo. Fundador do portal Credicar Vantagens, Desenvolvedor Web há 15 anos e trabalha com Produção de Conteúdo em canais de informação desde 2009.   Contato: [email protected]