Skip to content

Estude de graça através do Programa SENAC de Gratuidade

25/01/2019

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece diversos cursos gratuitos na modalidade EAD (Ensino à Distância). Veja como funciona e não perca essa oportunidade.

Criado em 1946 o SENAC é uma referência em educação profissional, são mais de sete décadas contribuindo para a transformação profissional de brasileiros.

+ProUni abrirá inscrições para o 1º semestre na próxima terça-feira

A instituição que é privada e sem fins lucrativos atua em diversas áreas do conhecimento entre Graduação e Pós-Graduação. Os cursos são direcionados para o comércio de bens, serviços e turismo.

Estude de graça através do Programa SENAC de Gratuidade

As pessoas de baixa renda podem conseguir vagas gratuitas no PSG (Programa SENAC de Gratuidade). São ótimas oportunidades para conquistar um espaço no mercado de trabalho, confira a seguir como.

O que é

Estude de graça através do Programa SENAC de Gratuidade
Imagem: Divulgação

O PSG é uma parceria criada em 2008 entre MEC (Ministério da Educação e Cultura), MF (Ministério da Fazenda), MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o SENAC.

Já são três anos de investimento, a instituição investe aproximadamente 66% de sua Receita Líquida de Contribuição no programa.   

Como funciona

O programa está destinado a pessoas que possuam renda familiar mensal de até 2 salários mínimos. Após a instituição aceitar a inscrição do candidato é necessário apresentar os documentos para iniciar o curso a distância.

Quem pode se inscrever

Os interessados devem atender as exigências:

  • Possuir rendimento familiar per capita de até 2 salários mínimos;
  • Não esta participando de outro processo de triagem na instituição;
  • Não ser bolsistas em programas da instituição;
  • Não está inscrito em lista de espera de programas;
  • Não ter abandonado curso do Senac nos últimos dois anos.

Como calcular a renda familiar

Para entender como funciona o cálculo da renda familiar per capita é preciso somar o rendimento de todos os membros da família e dividir pela quantidade de moradores da casa. A soma deverá corresponder no máximo R$ 1.996,00 (2 salários mínimos).

Veja o exemplo para compreender melhor:

Estude de graça através do Programa SENAC de Gratuidade
Imagem: Divulgação

Como se inscrever

Para se inscrever o candidato deverá escolher o curso e conferir a disponibilidade para o programa através da guia “pré-requisitos”.  Caso o curso possua o PSG o interessado deverá preencher um formulário de dados e concordar com os termos.

Será necessário o preenchimento dos documentos: Auto declaração de renda, ficha de inscrição do programa, termo de matrícula e termo de compromisso.

Passo a passo:

  • Crie um usuário e senha dentro do site;
  • Escolha o curso;
  • Preencha o formulário;
  • Entrega de documentos, caso for aceito.

Após preencher todas as informações solicitadas e concordar com os termos da instituição, o candidato deverá aguardar o retorno via e-mail. Por isso a importância de fornecer um endereço eletrônico válido e de uso do solicitante.

Vale lembrar que as datas para inscrição estão disponíveis no botão ‘Sobre o curso’ e as vagas funcionam de acordo com a disponibilidade de cada estado. Ou seja, pode existir a possibilidade de um curso ter vaga para um determinado estado e para outro não ter disponibilidade.

Para entender melhor o programa e se inscrever ou até obter mais informações acesse Senac EAD.

Critérios de seleção

A instituição considera alguns critérios para a seleção de candidatos: Estado, disponibilidade de curso selecionado, ordem de inscrição e principalmente o atendimento a exigências para participar do PSG.

Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação.  Contato:  [email protected]