Skip to content

Cartão de crédito é a maior causa de endividamento no Brasil

05/02/2019
Cartão de crédito é a maior causa de endividamento no Brasil
Cartão de crédito é a maior causa de endividamento no Brasil - (Imagem: Divulgação)

Brasileiros iniciaram 2019 mais endividados e inadimplentes, segundo dados o cartão de crédito é o grande vilão da historia. De acordo com CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o número de famílias endividadas cresceu.

Segundo dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) em dezembro de 2018 o número era de 59,8% e passou para 60,1% em janeiro.

As informações mostram também que o resultado foi menor quando comparado ao mesmo período no ano passado. Onde o número de endividados foi de 61,3%.

No caso de inadimplência os dados apresentaram um leve aumento, o número de inadimplentes foi de 22,8% em dezembro e subiu para 22,9% no último mês. O número de famílias que alegam não possuir condições de quitar as contas ficou em 9,1%.

Essas mesmas famílias correspondiam o percentual de 9,2% em dezembro e 9,5% no mês de janeiro do ano passado. Ou seja, houve uma leve queda nessa categoria.

Os dados também revelaram que o cartão de crédito é a maior causa de dívidas entre os brasileiros, representando um percentual de 78,4%. Seguido por 14,0% em carnês e financiamento de carro correspondendo 9,7%.  

De acordo com a economista da CNC, Marianne Hanson, essas informações mostram a preocupação das famílias em contratar novos financiamento ou empréstimos, além de apresentar um lento ritmo de recuperação do consumo.

A CNC declarou que a alta apresentada no número de endividados não afeta a perspectiva da retomada econômica no país.

Fonte: Estadão

Veja Também:
Veja tudo o que você precisa saber sobre a Nota Fiscal Paulista

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.

Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação.  Contato:  [email protected]