Skip to content

Cervejas artesanais ganham espaço e incomodam as grandes marcas

09/02/2019

Sucesso das cervejas artesanais garantiu um aumento de 30% trazendo o melhor resultado da historia.

O consumidor brasileiro ficou mais exigente quando o assunto é cerveja, e isso abriu mais espaço no mercado para as cervejas artesanais. Com o gosto mais refinado do consumidor as grandes marcas ganharam alguns correntes de peso.

Cervejas artesanais ganham espaço e incomodam as grandes marcas
Imagem: Divulgação

Em 2018 surgiram 210 novas fábricas que alcançaram um crescimento de 30% quando comparado ao ano anterior. Esses números trouxeram o melhor resultado na história da cerveja no país.

Para o CEO de uma das maiores empresas em venda de cerveja Premium, Clube do Malte, esse fato é resultado da exigência dos brasileiros por boa cerveja.

Segundo Douglas Salvador as pessoas conheceram os novos sabores e agora querem explorar mais esse ramo, tanto para consumo quanto para investimento.

Diante desse fato surge a dúvida, as grandes marcas responsáveis pelas cervejas tradicionais devem se preocupar? Os dados mostram que sim, existe uma pressão sobre essas empresas em relação á inovação de seus produtos.

Segundo informações da ABRACERVA (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) dentro de um período de 10 anos o número de cervejarias oficiais no Brasil passou de 70 para 900. Isso sem contar ás unidades que não possuem registro.

Esses dados comprovam que somente em 2018 as cervejarias surgiam em uma velocidade três vezes superior á registrada em dez anos atrás. Entre os estados que lideram a lista de cervejarias estão São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com uma pesquisa elaborada MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) feita com 5.570 cidades, 479 municípios possuem uma indústria deste ramo.

Veja também:
Nota Fiscal Paulista vai sortear mais de R$ 6 milhões em fevereiro

Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação.  Contato:  [email protected]