Skip to content

Golpes do cartão de crédito e senhas são aplicados durante o carnaval

25/02/2019

Você utiliza seu cartão de crédito ou débito com segurança? Confira os cuidados que os foliões precisam tomar durante as festas de carnaval.

Golpes do cartão de crédito e senhas são aplicados durante o carnaval
Imagem: Divulgação

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) vem divulgando constantemente que nessa época de carnaval os criminosos estão prontos para aplicarem golpes nos consumidores.

As folias dessa fase do ano costumam envolver muitas bebidas alcoólicas e grandes aglomerações. E diante dessas situações surgem os bandidos que conseguem enxergar oportunidades para aplicar golpes, como roubo de senhas e até troca de cartões.

O cartão de crédito é o alvo dos criminosos, que costumam se passar por ambulantes para conseguir roubar as senhas. Eles também aproveitam da distração do folião e o alto teor de álcool no sangue, para trocar o cartão.

Para aplicar o golpe o bandido é bem ousado e preparado, pois ele aguarda a vítima digitar a senha, para decorar. E ainda consegue trocar o cartão em um momento de falta de atenção da pessoa.

Esses tipos de criminosos também costumam dar a maquina para a pessoa digitar a senha na tela onde deveria colocar o valor da compra, assim possibilitando a copia da senha da vítima.

A Federação também alerta os consumidores sobre a atenção com os valores digitados pelo comerciante na hora de efetuar o pagamento com o cartão de crédito ou débito. É importante conferir o valor e não aceitar que o vendedor leve seu cartão para algum lugar.

Em alguns casos o suposto comerciante alega que o sinal esta ruim e leva a maquininha junto com o cartão para um local longe da vista do consumidor. Neste momento pode ocorrer á troca de cartão ou alteração no valor da compra, o famoso zero a mais.

Prejuízo por conta da vítima do golpe do cartão de crédito

O consumidor que se torna vítima desse tipo de golpe com cartão de crédito ou até mesmo de débito acaba arcando com todo o prejuízo.

Os tribunais do Brasil possuem orientações firmadas sobre esses casos, pois se o golpe foi aplicado foi exclusivamente por descuido da vítima. Sendo assim as orientações são de que a responsabilidade é da vítima que não manteve o devido cuidado com a senha.

Por tanto os consumidores são orientados manterem o maior cuidado possível para evitar cair nessas fraudes. O ideal é utilizar o cartão com maior segurança, procure cobrir a senha ao digita-la.

Confira os cuidados necessários ao utilizar o cartão de crédito ou débito

Vídeo: Yotube

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.