Skip to content

Mercado de trabalho não apresenta melhoras e desemprego aumenta

27/02/2019

Desemprego no Brasil sobe para 12% em janeiro, mais de 12 milhões de pessoas sofrem com a falta de emprego.

Mercado de trabalho não apresenta melhoras e desemprego aumenta
Imagem: Divulgação

A falta de emprego aumenta no Brasil e mais de 12 milhões de pessoas são atingidas. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o desemprego aumentou para 12%.

O aumento do desemprego foi de 12% no último trimestre, fechado em janeiro deste ano, o número atingiu 12,7 milhões de brasileiros.

O resultado é o pior registrado desde agosto do ano passado. No trimestre anterior a taxa de desemprego informado pelo IBGE foi de 11,6%, atingindo 12,2 milhões de pessoas.

O mercado informal registrou um recorde histórico de 23,9 milhões de pessoas trabalhando por conta própria. Quando comparado ao trimestre anterior o número de trabalhadores por conta aumento, foram 291 mil pessoas a mais, resultando em 1,2%.

Os dados também mostraram que o número de pessoas trabalhando com carteira assinada foi estável. Já o trabalho formal sem carteira assinada apresentou queda, foram 321 mil pessoas a menos, correspondendo uma queda de 2,8% no último trimestre.

Segundo Cimar Azeredo, gerente de pesquisa, o número de carteiras de trabalho continua estável, mas não houve geração de postos de trabalho com carteira.

Ocupação por posição

O IBGE também forneceu o número de pessoas por posição no Brasil:

  • 32.916 pessoas trabalhando com carteira assinada no setor privado;
  • 23.901 pessoas trabalhando por conta própria;
  • 11.499 servidores públicos;
  • 11.307 trabalhadores sem carteira assinada no setor privado;
  • 6.239 pessoas trabalhando em serviços domésticos;
  • 4.514 empregadores;
  • 2.171 trabalhadores familiares auxiliar.

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.