Skip to content

Encceja 2019: Inep divulga data da prova, veja como se inscrever

07/03/2019

As provas do Encceja serão aplicadas no mês de agosto e as inscrições poderão ser feitas em maio.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2019 já tem data marcada para acontecer. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou que a prova será aplicada em 04 de agosto.

Encceja 2019: Inep divulga data da prova, veja como se inscrever
Imagem: Divulgação

As pessoas que se inscreveram na última edição e não compareceram ao local da prova, deverão justificar a ausência para assim poder participar este ano. A justificativa deve ser feita no período de 15 a 24 de abril, o candidato precisa enviar ao Inep o documento que comprovem o motivo da falta.

Inscrições Encceja 2019

O período de inscrição para a edição do Encceja 2019 é de 20 a 31 de maio, o edital ainda não foi publicado, mas está previsto para ser divulgado em abril. Os interessados devem ficar atentos e acompanharem as informações sobre o exame.

Como funciona Encceja?

O Encceja é destinado aos jovens e adultos que não completaram os estudos na idade adequada para cada grau de ensino. A participação é gratuita e deve acontecer de forma voluntária.

Para aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental, precisam ter idade mínima de 15 anos. Já no caso daqueles que buscam o certificado do ensino médio é necessário ter pelo menos 18 anos.

No exame para o ensino fundamental as provas são compostas por matérias de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, redação, artes, educação física, história, geografia, matemática e ciências naturais.

No caso do certificado de nível médio existem questões sobre linguagem, redação, ciências da natureza, ciências humanas e matemática.

Para obter o certificado é necessário que o candidato consiga pelo menos 100 pontos em cada área, e ainda no mínimo 5 pontos na redação.

Além de ser aplicado no Brasil o exame também acontece a nível exterior, as provas acontecem em países como o Japão. Para que isso aconteça existe uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Cronograma Encceja 2019

  • Mês de abril: Publicação do edital;
  • 15 a 24/04/2019: período de justificativa de ausência no exame anterior;
  • 20 a 31/05/2019: período de inscrição;
  • 04/08/2019: aplicação da prova.