7 erros mais comuns ao utilizar cartão de crédito

O cartão de crédito já se tornou uma das principais formas de pagamento entre os consumidores. O uso do plástico se tornou tão comum que muitos não se atentam a erros que geram prejuízos financeiros.

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que 33% dos consumidores não sabem quanto gastaram com cartão de crédito.

+Confira os 10 melhores Cartões de Crédito sem anuidade

Os dados são referentes ao mês de agosto do ano passado e ainda revelou que 42% das pessoas recorreram algum tipo de crédito. Sendo 6% em empréstimo, 7% limite do cheque especial, 9% crediário e 35% no cartão de crédito.

Divulgado os 7 erros mais comuns ao utilizar cartão de crédito
Divulgado os 7 erros mais comuns ao utilizar cartão de crédito – (Foto/photo.com)

7 erros mais comuns ao utilizar cartão de crédito

Diante desta situação é aconselhável conhecer os principais erros cometidos na hora de utilizar o cartão de crédito. Conhecendo quais são certamente será mais fácil evita-los.

7 – Saques no crédito

Muitas pessoas acreditam que o saque no crédito é algo bom, visto que é possível sacar o dinheiro vivo. Mas é preciso evitar, pois as taxas são altíssimas.

6 – Comprar mais do que pode pagar

O fato de o cartão oferecer até 40 dias para pagamento de compras ou parcelamento dá a falsa impressão que as contas estão sobre controle.

Mas a verdade é que o consumidor deve estar atento para não comprar mais do que o valor de seu orçamento mensal. Esse é um dos motivos do endividamento sem controle na vida dos brasileiros.

5 – Parcelamento excessivo

Os brasileiros possuem o costume de parcelar todas as compras em muitas vezes, achando que é um bom negócio. Mas é preciso evitar os parcelamentos desnecessários.

O somatório de muitas despesas faz com que o usuário se perca e ocorre aquela sensação de não saber como gastou tanto.

4 – Utilizar cartão na internet

O cartão de crédito é um item pessoal, possui dados importantes do usuário e deve ser protegido. É aconselhável fazer uma pesquisa detalhada antes de inserir as informações do cartão em qualquer pagina da internet.

As compras online são de grande facilidade hoje em dia, mas também é alvo dos criminosos. Sites falsos podem roubar os dados do cartão e fazer compras no nome do consumidor.

3 – Não saber como é calculada as taxas

As pessoas desistem de entender como funciona o cálculo das taxas no cartão de crédito por serem complicadas. Esse é um grande erro, pois conhecendo os valores facilita na hora de escolher algum tipo de crédito. Ou até mesmo evita utilizar.

Quem utiliza o cartão no exterior deve se atentar principalmente a taxa de câmbio, pois a surpresa vem na fatura.

2 – Solicitar aumento no limite

Muitas pessoas quando estouram o limite, acabam solicitando aumento deste valor. Mas isso é um erro grave, quanto maior o limite maior as despesas.

Sempre que você perceber que anda gastando muito peça redução de limite á administradora do cartão ou ao seu gerente. Procure manter sua vida financeira saudável.

1 – Não pagar o valor total da fatura

O erro mais comum dos consumidores é pagar a fatura em valor menor ao integral. Os clientes podem pagar qualquer valor entre o mínimo e o total e ainda podem parcelar a fatura.

O ideal é pagar o valor cheio, pois o crédito rotativo possui um dos maiores juros do mercado. O percentual está em aproximadamente 800% ao ano.