Não consegue aprovação no cartão de crédito? Descubra o motivo

Não consegue aprovação no cartão de crédito? Descubra o motivo
Imagem: Reprodução

O uso do cartão de crédito vem aumentando no Brasil, somente neste terceiro trimestre as compras subiram 14,7%. Esse número poderia ser maior se milhares de pessoas tivessem suas solicitações aprovadas.

Com o avanço das startups no mercado financeiro surgem as melhores opções de crédito para os brasileiros. Porém muitas pessoas não são aprovadas na analise de crédito das administradoras e nem sabem o real motivo.  É por isso que esse texto apresenta as possíveis causas da não liberação.

As fintechs estão dominando o mercado por oferecer facilidade aos clientes, mas não significa que a analise não seja rigorosa. Nubank e seus concorrentes utilizam diversos critérios para permitir o uso do crédito.

Principais motivos para não conseguir um cartão de crédito

Se você recebeu uma resposta negativa ou pretende solicitar um cartão, confira a lista a seguir:

Restrição no nome

Está com o nome inserido em órgão de proteção ao crédito (Serasa ou SPC) é uma das maiores causas para não conseguir. Mesmo que a pessoa limpe o nome, é necessário ter um prazo mínimo de 6 meses. Para muitas empresas somente após esse período que o CPF é considerado excluído da lista de restritos.

Contas em atraso

Consumidores que possuem contas atrasadas ou costumam pagar seus débitos em atrasos não são bem vistos pelas administradoras de cartão. Os pagamentos em dia e os atrasos são registrados no cadastrado e servem como avaliação para cada pessoa.

Pontuação do Score

Scores menores que 500 pontos podem prejudicar na hora da analise. Entre 300 e 700 é considerado um risco médio de inadimplência, ou seja, o ideal seria acima de 700 pontos.

Excesso de solicitação de crédito

Solicitar muitos serviços de crédito não favorece a situação do consumidor na hora de pedir um cartão. O ideal é aguardar um período mínimo de 6 meses para cada solicitação.

Pendência bancária

Possuir alguma pendência com bancos gera pontos negativos com qualquer instituição financeira que ofereça crédito. Por isso evite e se tiver algum problema bancário resolva o quanto antes.

Cadastro Serasa e SPC

O cadastro positivo junto aos órgãos de crédito é importante para conseguir a liberação do cartão, por tanto aqueles que não têm, efetuem o registro no site do SPC ou Serasa.