Cartão de Crédito 7 dicas para quem tem dificuldade em economizar dinheiro

7 dicas para quem tem dificuldade em economizar dinheiro

Novas Regras Para o Cheque Especial: O Que Realmente Irá Mudar?

Recorrer ao cheque especial pode ser uma atitude muito perigosa, afinal o limite já está disponível na...

Os Segredos que te Impedem de Conseguir um Cartão de Crédito

Todo mundo deseja conseguir um cartão de crédito, não é mesmo? Aposto que você busca uma...

Cinemark e Mercado Pago Lançam Parceria Para Pagamentos Via QR Code Nos Cinemas

A rede de cinemas Cinemark, juntamente com o Mercado Pago, anunciaram neste mês uma nova parceria.
Avatar
Juliano Assunção
Brasileiro nascido na região metropolitana de São Paulo. Fundador do portal Credicar Vantagens, Desenvolvedor Web há 15 anos e trabalha com Produção de Conteúdo em canais de informação desde 2009.   Contato: [email protected]
- Publicidade -

Quando alguém fala em economizar dinheiro o que vem a sua cabeça?

Para muitas pessoas essa tarefa é algo complicado, cortar gastos ou passar vontade é doloroso e faz com que desistam rapidamente de poupar.

- Publicidade -

E você já desistiu de economizar ou tem dificuldade para tratar melhor seu dinheiro?

Se a resposta for sim, confira como começar tomando algumas simples atitudes que ajudaram a mudar sua vida financeira.

Como economizar dinheiro?

Separamos 7 dicas simples para auxiliar aqueles que precisam economizar sem muitos esforços.

1 – Peça desconto

Quem não conhece aquele velho ditado “perguntar não ofende”. Nesse caso ele faz muito sentido. Perguntar sem tem desconto com pagamento no dinheiro não custa nada e ainda pode gerar uma economia.

Comece a ter o habito de pechinchar, negocie tentando chegar a um preço menor na compra de dois produtos ou até mesmo questione se é o melhor valor que o vendedor consegue. Essas coisas podem render uma boa economia na hora das compras.

2 – Pague com dinheiro vivo

Deixe de usar os cartões, débito e crédito, utilize dinheiro vivo para efetuar suas compras. Você sabia que sacando seu dinheiro e tendo que pagar as compras com ele vai doer mais no seu lado emocional, fazendo com que você pense mais antes de gastá-lo.

Isso acontece por um simples fato, sua mente passa a controlar as notas que saem de seu bolso, coisa que não acontece tão fácil com as compras pagas através do cartão. O interessante é que você passa a gastar menos dessa forma, acaba dando mais valor ao seu dinheiro e não quer que acabe.

3 – Use a regra das 3 perguntas

Anote três simples perguntinhas e leve com você para qualquer lugar, marque no celular ou em um papel para sempre usar antes de comprar algo.

  • Eu preciso?
  • Precisa ser agora?
  • Eu posso?

Com as perguntas de ouro você pensa melhor antes de comprar, primeiro deve pensar se você realmente precisa daquele produto; depois analisa se precisa se comprado naquele momento ou então pode esperar mais um tempo, de repente quando ganhar uma grana extra; e por fim deve se perguntar eu posso comprar isso, eu realmente tenho dinheiro para pagar, mesmo que eu passe o cartão de crédito, depois eu terei a grana no dia do pagamento da fatura.

Com essas questões você elimina as compras por impulso, aquelas promoções quase irresistível, mas sem necessidade para aquele momento. Por tanto se responder NÃO para pelo menos uma questão, não compre nada.

4 – Diga não

Aprender a dizer não é uma ótima dica para quem deseja economizar. Muitas vezes compramos diversas coisas apenas por medo de dizer não, pode ser a um amigo ou a um parente. Mas a realidade precisa ser outra, não temos que comprar o que não queremos e também não devemos emprestar dinheiro para alguém simplesmente pelo de fato de querer agradar o outro.

5 – Reduza os passeios em shopping

Toda vez que você vai ao shopping acaba gastando, seja em compras de promoções apenas por impulso, lanches, estacionamento ou qualquer outra coisa sem necessidade. Caso você esteja buscando economizar ou está endividado fuja de shoppings, existem diversos programas gratuitos para aproveitar sem gastar.

 6 – Diminua as compras no cartão de crédito

Evitar o cartão de crédito é uma das dicas mais importantes, muitas pessoas deixam de pagar suas compras no dinheiro para pagar com o cartão de crédito e ainda parcelam em varias vezes.

Faça a experiência de pagar em uma única vez sem abusar das parcelas e deixe o cartão em casa você economizará tanto que nem vai acreditar.

7 – Não pague juros

É muito importante pagar as contas em dia, sempre antes do vencimento, para não pagar juros. O ideal é cadastrar suas contas em débito automático evitando o esquecimento.

Você pode até pensar “é quase nada de juros”, mas esse pequeno valor se transformar em muito dinheiro ao final de um ano ou mais, grana que pode ser investida em outra coisa melhor.

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -