Fatura do cartão de crédito: quanto tempo demora a cair o pagamento?

Pagou a fatura e precisa usar o cartão, mas não sabe quanto tempo leva para liberação? Vamos entender como funciona essa identificação de pagamento. Nem todas as administradoras utilizam o mesmo número de dias para liberar novo saldo de compras, entenda melhor.

Os casos mais comuns são de liberação de compras no dia útil seguinte ao pagamento do boleto, existem empresas que permitem novas compras após 3 dias úteis do pagamento da fatura e outras que liberam imediatamente.

Imagem: Divulgação

Identificação do pagamento da fatura do cartão de crédito

Você pode esta se perguntando o motivo de alguns cartões liberarem antes e outros com mais dias, a resposta é simples, tudo vai depender do tempo que a empresa administradora do cartão de crédito demora a reconhecer o pagamento do boleto.

Normalmente os pagamentos são identificados na manhã seguinte, ou seja, se você pagou a fatura em uma segunda-feira, bem provável que o valor seja reconhecido pela manhã da terça-feira. No caso de pagamento em dias de sexta-feira, por exemplo, será reconhecido na manhã da próxima segunda-feira, por se tratar de reconhecimento apenas em dias úteis.

Existem muitas empresas que ainda utilizam meios de validação manual para seus boletos, esse é o maior motivo para a identificação demorar três dias úteis, nesses casos o ideal é o cliente pagar sempre antes do vencimento, pois assim ele poderá se programar melhor e utilizar o novo saldo para compras assim que precisar.

Ao identificar o pagamento da fatura o limite já é liberado?

Não é possível afirmar isso em todos os casos, existem cartões com regras diferentes. Alguns levam 3 dias úteis para reconhecer o pagamento e mais 2 ou 3 dias para liberação de novas compras, resultando em até 5 dias úteis após identificação de pagamento.

Porém tem cartão que reconhecer o valor pago no dia seguinte e automaticamente libera as compras novas. Para saber em qual caso o seu cartão se encaixa, você pode consultar sua fatura ou entrar em contato com a financeira emissora do cartão.

Paguei e fatura e preciso utilizar o cartão com urgência, o que fazer?

E quem nunca precisou usar o cartão para uma emergência?  Sempre que vivenciar uma situação de urgência e não poder aguardar os dias de liberação do cartão de crédito, é possível ligar para a administradora e solicitar a antecipação do limite de crédito, inclusive enviar o comprovante de pagamento para ajudar. Algumas empresas de cartões concedem um aumento no limite temporário para uma determinada compra, função essa conhecida como limite de emergência.

Vale lembrar que a administradora não é obrigada a fornecer esse limite, mas muitas dessas empresas financeiras acabam liberando o valor temporário ao receber o contato do cliente solicitando pelo serviço.

O que posso fazer para diminuir o tempo da identificação do pagamento da fatura?

Confira algumas dicas para auxiliar você que deseja diminuir os problemas causados pela demora na identificação do pagamento do cartão:

  • Evite efetuar o pagamento da fatura em finais de semana, se programe e pague antes;
  • Efetue o pagamento do boleto no banco emissor da cobrança, por exemplo, um cartão Itaucard o melhor a fazer é pagar a fatura no próprio Itaú;
  • Procure pagar as faturas em dia.