Cartão de Crédito Mais de 8 milhões de brasileiros caíram no golpe do cartão de...

Mais de 8 milhões de brasileiros caíram no golpe do cartão de crédito

Trabalhou em 2018? Pode receber até R$ 998 no 5º lote do PIS

Começa nesta quinta-feira (14) o pagamento do quinto lote do abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou...

Extrato FGTS: como consultar o seu?

Novas mudanças no saque do benefício foram anunciadas no mês de julho. Saiba como consultar o...

É seguro contratar um advogado previdenciário online?

Já parou para pensar na possibilidade de contratar um advogado previdenciário online? Quando se imagina ser atendido...
Renata Calazans
Renata Calazans
Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação. Contato: [email protected]
- Publicidade -

Milhares de consumidores caíram na fraude do cartão de crédito clonado, dados revelam que esse é o golpe mais aplicado nos últimos 12 meses.

golpe, cartão de crédito, maquininha
Imagem: Divulgação

De acordo com informações da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgadas na última semana, 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes em um período de doze meses.

- Publicidade -

A clonagem de cartão de crédito representa 41% das vítimas, em segundo vem o boleto falso, com 13%. Em seguida estão clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamentos, representando 11%.

Diante do avanço da tecnologia surge á preocupação, 48% dos golpes foram aplicados em compras ou transações realizadas por meio da internet. 20% foram durante operações feitas em agências e 15% em lojas físicas.

Ainda de acordo com os dados as fraudes resultam em compras indevidas em nome da vítima e prejuízos financeiros. As pessoas que sofrem esse tipo de golpe ainda precisam enfrentar um processo burocrático para regularizar a situação e existem casos onde é preciso tentar reverter o nome sujo.

Dicas para evitar golpes bancárias

Dados pessoais

Não forneça seus dados bancários e pessoais por telefone, se houver a necessidade de atualização de cadastro procure o banco ou ligue para o serviço de atendimento fornecido pela instituição financeira.

Preço muito barato

Desconfie de ofertas surreais, tenha uma atenção maior quando o produto apresentar valor muito abaixo do mercado, exija nota fiscal em suas compras.

Estabelecimentos

Ao efetuar uma compra procure conhecer o local, e se for compra online o cuidado é redobrado. Pesquise sobre a loja antes, os sites que são falsos não costumam ter dados como telefone, endereço e CNPJ. 

Cartões

Existem alguns cuidados na hora de usar o cartão, procure cobrir a tela ao digitar sua senha, não o entregue a ninguém e confira a tela da maquininha antes de inserir a senha.

Conteúdo Relacionado
Cartão de crédito e senhas são roubados através do ‘golpe do motoboy’
11 Dicas de como se proteger de golpes bancários
Compras online: Quais perigos e como ter segurança
Golpe Bancário: confira como se proteger dessa fraude

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -