Juros do cartão de crédito e do cheque especial continuam subindo

Os juros cobrados no cartão de crédito e no cheque especial sobem. De acordo com informações divulgadas pelo BC (Banco Central) nesta quarta-feira (27) esses juros tiveram mais um mês de alta.

Juros do cartão de crédito e do cheque especial continuam subindo
Juros do cartão de crédito e do cheque especial continuam subindo (Imagem: Divulgação)

A taxa média do cartão de crédito rotativo aumentou de 286,9% ao ano, no mês de janeiro, e para 295,5% a.a em fevereiro. No caso da taxa média do cheque especial foi de 315,6% ao ano, no mês de janeiro, para 317,90% em fevereiro. Correspondendo um aumento de 8,6 pontos, e assim completando o quarto mês seguido de aumento.

Com relação à inadimplência (que é um dos fatores que influenciam a cobrança de juros por parte dos bancos) manteve um percentual estável, representando 2,9% no mês de fevereiro.

O percentual de inadimplência das empresas teve queda de 2,5% para 2,4%. Já no caso de pessoas físicas o resultado ficou estável em 3,3%.

Credito rotativo do cartão de crédito

O crédito rotativo do cartão de crédito é direcionado para o consumidor que não consegue pagar o valor total da fatura dentro do vencimento. E para evitar a inadimplência o cliente efetua pagamento em valor inferior, que deve ser entre o mínimo e o total.

Cheque especial

O cheque especial também conhecido como “limite” é um valor considerado como linha de emergência, quando o correntista utiliza o dinheiro definido pelo banco e quita depois. Esse crédito apresenta facilidade, porém é um dos serviços financeiros que mais cobra juros caros.

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.