Skip to content

Quando a dívida do cartão de crédito ‘caduca’?

O cartão de crédito é um dos principais motivos do endividamento dos brasileiros e inclusão de nome no Serasa. E diante dessa situação a questão mais comum entre os consumidores é: a dívida caduca?

Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto confira esse texto.

‘Dívida caduca’ significa que a dívida (seja de cartão de crédito ou qualquer outra) possui mais de 5 anos. E não esta mais visível nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. Ou seja, não aparece mais no mercado de crédito.

A dívida caduca deixa de existir?

Muitos consumidores confundem o termo dívida prescrita, pois associam com a inexistência da dívida. Apesar do débito não está mais aparecendo no Serasa, ele continua existindo junto ao credor. Outro ponto importante é que ao sair do Serasa ou outras empresas de proteção ao crédito á dívida deixa de afetar sua pontuação do score.

Pagamento de dívida prescrita

Os consumidores devem ter a responsabilidade com o credor, o pagamento deve ser efetuado mesmo livre dos órgãos de proteção ao crédito. As contas não pagas prejudica o histórico financeiro do individuo.

Consigo aprovação em cartão de credito após a dívida caducar?

Mesmo quando as dívidas caducam e são automaticamente excluídas do Serasa as chances de conseguir novamente crédito no mercado são pequenas. O consumidor que possui uma dívida prescrita não quitada, não consegue aprovação. Pois as contas em atraso estão registradas no histórico da pessoa.

As instituições financeiras são rigorosas com avaliação de perfil para liberação de cartão de crédito ou de outros produtos financeiros. Por tanto se você está nesta situação procure pagar a dívida para voltar a ter crédito.

Vale lembrar que mesmo a dívida saindo do Serasa por ter mais de 5 anos, é permitido que o devedor seja cobrado pela a empresa. Ou seja, a dívida saiu do Serasa, mas não sumiu.