Cartão de Crédito Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre...

Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento

Extrato FGTS: como consultar o seu?

Novas mudanças no saque do benefício foram anunciadas no mês de julho. Saiba como consultar o...

É seguro contratar um advogado previdenciário online?

Já parou para pensar na possibilidade de contratar um advogado previdenciário online? Quando se imagina ser atendido...

Taxas ocultas e maiores problemas por trás do Cartão de Crédito

Certamente você deve está se perguntando o porque o cartão de crédito te odeia tanto? Ou por...
Renata Calazans
Renata Calazans
Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação. Contato: [email protected]
- Publicidade -

Os brasileiros que utilizam o cartão de crédito e o cheque especial se depararam com o aumento dos juros médios no inicio de 2019. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Banco Central, os bancos elevaram as taxas.

Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento
(Foto: stock adobe/Por: pathdoc) – Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento

Os dados mostraram que a taxa média do cheque especial em dezembro avançou de 312,6% ao ano, para 315,60% a.a em janeiro deste ano. No caso do cartão de crédito, o rotativo para pessoa física em dezembro subiu de 285,4% a.a para 286,9 a.a em janeiro.

- Publicidade -

Segundo o Banco Central a inadimplência influencia nos juros cobrados pelas instituições financeiras. E a pesquisa mostrou que o número de inadimplente obteve aumento de 2,8% em dezembro para 2,9 em janeiro.

O cenário de inadimplência para empresas apresentou aumento de 2,4% para 2,5% no mesmo período, já para pessoas físicas subiu de 3,2% para 3,3.

O país vive um momento estável quando falamos de taxa básica econômica, o Banco Central fixa a cada 45 dias para assim controlar a inflação. Além da taxa Selic que está mínima, 6,5 ao ano, desde março de 2018.

Rotativo do cartão de crédito

O crédito rotativo do cartão de crédito surge quando o consumidor não paga o valor total da fatura dentro do vencimento. Para evitar a inadimplência o cliente efetua pagamento em valor inferior, que deve ser entre o mínimo e o total.

O valor pendente será lançando automaticamente na próxima fatura, mas com acréscimos de juros, onde cada banco utiliza uma determinada taxa.

Cheque especial

O cheque especial também conhecido como “limite da conta” é um valor considerado como linha emergencial, onde o correntista utiliza o dinheiro definido pelo banco e paga depois. Esse crédito apresenta facilidade, porem é um dos serviços que mais possui juros caros.

Bancos

Foi divulgado neste mês que os principais bancos tradicionais do mercado, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander apresentaram crescimento de lucro em 2018.

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -