Taxa de juros do crédito rotativo: Veja os cartões com menores percentuais

Taxa de juros do crédito rotativo: Veja os cartões com menores percentuais

Muitos consumidores não se atentam a taxa de juros do crédito rotativo, mas uma pesquisa mostrou que existem alíquotas que chegam ao percentual de 829% ao ano. Os dados mostram quais cartões realmente não cobram anuidade, sem manobras para compensar a gratuidade do serviço.

Em uma pesquisa realizada pela Proteste (Associação de Consumidores) com 129 cartões de crédito de 16 instituições financeiras, é possível analisar os juros de uma forma mais clara. A relação compara taxa de juros e anuidade do crédito rotativo.

Segundo a Proteste, após analise foi possível identificar os cartões de crédito que realmente não cobram anuidade, são eles: Hipercard, Credicard Zero, Nubank, Digio e os Black, Platinum e Gold do Banco Inter.

Ainda de acordo com a pesquisa alguns cartões como o Santander Free e Ouro Fácil (Banco do Banco do Brasil), anunciam anuidade grátis, porém agregam a isenção a um gasto mínimo. No caso do Ourocard Elo Mais (Banco do Brasil) e alguns cartões do Banrisul a gratuidade do serviço acontece apenas no primeiro ano de uso.

Juros rotativo do cartão de crédito

Quando o cliente não efetua o pagamento total da fatura até a data de vencimento, são cobrados os juros rotativos.

O crédito rotativo do cartão surge quando o consumidor não pode pagar o valor completo de sua fatura dentro do vencimento. O cliente escolhe um valor entre o mínimo e o total para pagamento naquele mês. Automaticamente o valor restante será recalculado com o acréscimo do percentual de juros que é utilizado por cada administradora e lançado na próxima fatura.

Taxa de juros de Cartões de crédito sem anuidade 

De acordo com a Proteste segue a relação de taxa de juros rotativo dos cartões com anuidade livre:

Hipercard – 588,94% ao ano

Nubank – 385,16% ao ano

Credicard Zero – 290,52% ao ano

Digio – 249,47% ao ano

Gold, Platinum e Black (Banco Inter) – 79,59% ao ano.

Juros rotativo ao ano

A Proteste divulgou a relação com as taxas de juros rotativos ao ano de cada cartão, confira as menores e as maiores.

Menores taxas ao ano 

Black, Gold e Platinum (Banco Inter) – 79,59%

Mastercard Black e Multiplus Visa Infinite (Itaucard) – 92,59%

Ourocard Master Black e Visa Infinite – 105,59%

Citi Black – 136,32%

Caixa Elo Nanquim, Visa Infinite e Masterblack – 151,82%

Santander Aadvantage Black – 171,82%.

Maiores taxas ao ano 

Banco Pan Platinum – 478,89%

Banco Votorantim Gold – 501,39%

Banrisul Gold – 549,57%

Hipercard – 588,94%

Banrisul Satandard e Classic – 620,73%

Banco Pan Gold – 743,47%

Banco Pan Internacional e Nacional – 829,98%

Pela segunda vez consecutiva os maiores juros do rotativo são dos cartões Banco Pan, que possuem percentuais que chegam a 829,98 a.a. As menores taxas são do Banco Inter, seus cartões na versão Black, Platinum e Gold operam com percentuais de 79,59% ao ano.

Especialistas financeiros orientam que o ideal é sempre pagar a fatura em seu valor total. Mas em casos de emergência o melhor é escolher uma opção que apresente menores juros rotativos. O crédito pessoal ou até mesmo o crédito consignado são boas saídas para quem se enrolou financeiramente.

Recorrer a uma renegociação de prazo para pagamento com menores juros ou solicitação de desconto para pagamentos á vista também são opções para os consumidores que não conseguem pagar a fatura total do cartão.