Cheque Especial Você sabe o que é cheque especial, já usou ou ainda usa?

Você sabe o que é cheque especial, já usou ou ainda usa?

É seguro contratar um advogado previdenciário online?

Já parou para pensar na possibilidade de contratar um advogado previdenciário online? Quando se imagina ser atendido...

Taxas ocultas e maiores problemas por trás do Cartão de Crédito

Certamente você deve está se perguntando o porque o cartão de crédito te odeia tanto? Ou por...

Cartão de crédito pré-pago: Descubra quais são os melhores e quais são suas vantagens!

Cartão de crédito pré-pago: Descubra quais são os melhores e quais são suas vantagens!
Renata Calazans
Renata Calazans
Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação. Contato: [email protected]
- Publicidade -

Entenda como funciona o cheque especial e confira dicas de como agir se cair nessa.

Você usa o cheque especial? Sabe como realmente funciona?

- Publicidade -

Muita gente usa o cheque especial, mas não faz ideia de quanto paga em juros ao usar esse serviço. Isso porque a pessoa se preocupa mais em apagar o incêndio do que evitá-lo. Apesar de ser prático é preciso evitar o uso do cheque especial.

Como funciona?

Passar por apertos financeiros é comum, quem nunca saiu de férias gastou mais do que deveria e ficou sem dinheiro para pagar as contas ou então a fatura do cartão de crédito veio mais caro do que imaginava. Existem diversos imprevistos que podem acontecer e a grana ficar curta para quitar as dívidas do mês.

Diante dessas situações muitas pessoas recorrem ao cheque especial e depois se frustram ou ficam desesperadas sem saber como resolver, acabando entrando em uma bola de neve e se endividando.

O cheque especial é um crédito oferecido pelos bancos, uma espécie de empréstimo pré-aprovado, disponibilizado pela instituição financeira para que o cliente possa usar a qualquer hora. Ou seja, você precisou, basta usar, depois no dia do pagamento o banco debita o valor utilizado do seu salário. Super prático não é? Sim, mas super perigoso também.

Os juros desse serviço são muito altos, o percentual exato vai depender do perfil de cada usuário e cada banco. Mas geralmente são caros, pois se trata de um valor cedido sem garantia nenhuma de pagamento, chegando a 15% ao mês.

Cai no cheque especial, o que devo fazer?

Se você precisou utilizar essa modalidade ou utilizava sem saber do risco e dos juros altos, confira algumas dicas para se livrar desse problema.

Pague imediatamente

A primeira dica é pagar a dívida o mais rápido possível, é muito importante que se livre desse debito o quanto antes para evitar a bola de neve.

Formas de arruma dinheiro

Você pode pensar “ah, mas não tenho dinheiro” então tente vender algo que não utiliza mais, existem diversas coisas em casa que não usamos e podem ser vendidas.

Empréstimo camarada

Outra saída pode ser pedir dinheiro emprestado para algum parente ou amigo que esteja disposto a emprestar a grana sem cobrar juros.

Linhas de crédito alternativas

Caso não consiga nenhuma das opções acima você pode tentar um crédito mais barato, pesquise um empréstimo consignado talvez, algo que tenha uma taxa de juros menor do que os 15% ao mês do cheque especial. E mesmo que ainda tenha a taxa será menor e você perderá menos dinheiro.

Por fim o melhor a fazer é evitar esse tipo de serviço e fazer um planejamento financeiro para não se enrolar ou passar por apertos financeiros.

 

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -