5 Profissões que estão em alta no mercado mesmo com a crise

Se você está pensando em seguir uma carreira ou mudar de profissão, mas está em dúvida na hora de se especializar, confira aqui as áreas que seguem estável mesmo diante da desaceleração da economia.

5 Profissões que estão em alta no mercado mesmo com a crise
(Imagem: Divulgação)

O mercado de trabalho vem sendo afetado com os resultados negativos da crise econômica e política que o Brasil esta enfrentando, com isso as oportunidades de emprego foram reduzidas e obteve aumento de competitividade entre os que buscam por trabalho.

O que muitos não sabem é que diante desse cenário precário existem carreiras que prosperam mostrando que realmente é na crise que surgem as melhores oportunidades.

As áreas que proporcionam diversas oportunidades mesmo na situação difícil do país são: alimentação, gestão, saúde, finanças e tecnologia. As vagas ligadas a esses ramos oferecem soluções para o momento atual do mercado e continuam crescendo.

Cinco Profissões em alta no mercado de trabalho diante da crise e cursos

Mesmo essas profissões que continuam proporcionando trabalho, os profissionais precisam estar atualizados e capacitados para ocupar os cargos. Confira quais são e o curso necessário para atuação.

1 – Tecnologia da Informação

A área de TI continua crescendo mesmo em tempos de crise, isso por que em todos os ramos é necessário o uso da tecnologia, seja para a manutenção das maquinas ou para administração de bancos de dados e outras atividades. Além disso, essa área oferece diversas vantagens como bom salário e alto número de vagas de emprego.

Para se especializar você poderá cursar:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Banco de Dados;
  • Redes de Computadores;
  • Engenharia de Computação;
  • Gestão da Tecnologia da Informática;
  • Ciências da Computação.

2 – Saúde

As pessoas necessitam da medicina em todos os momentos da vida, os médicos, psicólogos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e outros colaboradores da área continuam sendo requisitados pela população e por empresas. Outro ponto importante é o salário de quem trabalha com saúde, claro que o tempo de experiência que vai determinar o valor a ser recebido.

Para aqueles que pensam em entrar para área da saúde ainda existe uma observação valiosa, alta empregabilidade e o fato raro de encontrar profissionais desempregados no ramo.

Algumas opções de cursos:

  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;

3 – Recursos Humanos

O RH de uma empresa carrega grande responsabilidade e com suas ações pode mudar o cenário atual da organização, são esses profissionais que possuem as mais complicadas funções, como por exemplo, demissão de pessoas, exclusão de setores e reorganização de áreas. Os colaboradores precisam ser capacitados, pois também participam das contrações de colaboradores para a empresa.

Por essas e outras funções que os profissionais de RH são indispensáveis e existe uma demanda satisfatória para aqueles que são qualificados.

Sugestões de cursos para área:

  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Administração;

 4 – Marketing

Os colaboradores de Marketing possuem grandes desafios e os principais dentro do mercado de trabalho são: ouvir seus clientes, acompanhar a concorrência, reforçar a comunicação com seu público alvo, rever produtos e reposicionar marcas. Esses profissionais precisam aperfeiçoar suas habilidades para entender como funciona o mercado e suas mudanças, pois em tempos de crise surgem diversos concorrentes e o Marketing pode garantir as vendas juntamente com a área comercial.

Para atuar na área existem algumas sugestões de cursos:

  • Marketing;
  • Marketing Digital;
  • Comunicação Social.

5 – Planejamento e Gestão Financeira

Quando a economia passa por momentos difíceis aumenta o desafio das empresas para sobreviver, por isso a necessidade de otimização dos gastos e investimentos. Um bom planejamento de finanças colabora para a saúde financeira das organizações. O especialista em gestão financeira encontra uma área produtiva na fase critica da economia.

Alguns cursos necessários:

  • Gestão Financeira;
  • Ciências Contábeis;
  • Economia;
  • Administração.

Estudos e o mercado

Para se tornar um bom profissional em qualquer área é necessário ter as habilidades corretas e uma boa capacitação, por isso os estudos também são pontos importantes para desenvolver uma carreira brilhante. E nisso que entra também a questão de escolher uma boa instituição de ensino para se formar.

Procure por faculdades que são aceitas pelo MEC (Ministério da Educação) e faça uma pesquisa sobre como é a instituição. Caso não tenha dinheiro suficiente para investir em um curso superior, busque por curso técnico ou opções de bolsas de estudo.

[pt_view id=”8bf3a36q8k”]

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.