Empréstimo Consignado FGTS pode ser usado como garantia de empréstimo, veja como funciona.

FGTS pode ser usado como garantia de empréstimo, veja como funciona.

Novas Regras Para o Cheque Especial: O Que Realmente Irá Mudar?

Recorrer ao cheque especial pode ser uma atitude muito perigosa, afinal o limite já está disponível na...

Os Segredos que te Impedem de Conseguir um Cartão de Crédito

Todo mundo deseja conseguir um cartão de crédito, não é mesmo? Aposto que você busca uma...

Cinemark e Mercado Pago Lançam Parceria Para Pagamentos Via QR Code Nos Cinemas

A rede de cinemas Cinemark, juntamente com o Mercado Pago, anunciaram neste mês uma nova parceria.
Renata Calazans
Renata Calazans
Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação. Contato: [email protected]
- Publicidade -

Na noite da última quarta-feira (26) aconteceu no Palácio do Planalto a cerimonia para oficializar a liberação do uso do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço como garantia de empréstimos consignados pela Caixa Econômica Federal com os descontos feitos diretamente na folha de pagamento do trabalhador. À medida que foi criada no governo da ex-presidente Dilma Rousseff começa a valer a partir de agora.

FGTS pode ser usado como garantia de empréstimo, veja como funciona. / Foto:Ricardo Matsukawa/VEJA.com

- Publicidade -

O evento liderado pelo atual presidente da Republica Michel Temer, contou com a presença de Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica.

Como funciona?

O trabalhador poderá usar como garantia 10% do valor disponível no fundo + 100% do valor da multa rescisória por demissão sem justa causa, isso favorecerá a taxa de juros que será de até no máximo 3,5% ao mês. O valor do FGTS ficará separado na conta do trabalhador até a quitação do empréstimo, mas isso não impedirá o rendimento normal do fundo.

Como solicitar?

O trabalhador precisa está registrado em carteira no mínimo 12 meses no setor privado, ser correntista no banco responsável pelo consignado e ter saldo no FGTS compatível ao valor solicitado.

Segundo informações da Caixa Econômica as taxas de juros serão praticadas de acordo com o perfil de cada solicitante, e os valores iniciaram em 2,63% ao mês. Até o momento somente a Caixa oferece esse tipo de empréstimo, mas todos os bancos podem aderir o serviço.

Essa medida foi prevista em Lei no ano de 2016, porém por falta de acordo em relação às taxas de juros ainda não havia sido colocada em pratica.  Após meses de negociações no final de agosto finalmente foi definido o percentual máximo de 3,5% ao mês. Os juros chamou atenção dos brasileiros por ser baixo em relação às taxas já praticadas no mercado.

De acordo com especialistas em economia essa ação faz parte de um plano do governo para injetar mais dinheiro na economia do Brasil.

 

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -