Skip to content

Imposto de Renda: Dicas para quem ainda não envio declaração deste ano

Confira dicas importantes sobre a declaração do imposto de renda 2019, prazo se encerra no próximo dia 30.

Prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2019 está se aproximando e quase metade dos contribuintes ainda não enviou. São esperadas mais de 30 milhões de declarações e até o momento somente 16.595.450 foram recebidas.

Receita paga hoje restituições do Imposto de Renda dos últimos 10 anos
(Imagem: Reprodução)

Quem não enviou a declaração tem até o dia 30 de abril para entregar, aqueles que não respeitarem o prazo sofreram multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do IR pendente. O contribuinte ainda ficará com o CPF irregular até resolver as pendências com a Receita Federal.

Dicas para declaração do Imposto de Renda 2019

Prazo final

Mesmo que o sistema funcione bem, não é recomendado que os contribuintes deixassem o envio para a última hora, pois há sempre riscos de problemas técnicos.

Bens

Financiamentos de bens como imóveis ou carros, devem ser declarados e o valor já pago acrescentado ano a ano na declaração, vale lembrar também que não há necessidade de classificar o valor restante como dívida. 

Bens que fazem parte de herança, mas ainda não aconteceu o inventário, não devem ser declarados. O responsável pelo inventario neste caso deve fazer a declaração do espólio do falecido.

CPF das crianças

É importante lembrar que este ano se tornou obrigatório á informação do número CPF dos dependentes. Assim evitando que a criança conste na declaração do pai e da mãe, em casos de repetição o próprio sistema informará ao contribuinte e não transmitirá a declaração.

Investimentos

Existem diferentes tipos de investimentos, aqueles feitos através de bancos ficam com o imposto retido na fonte, no caso de investimento direto na Bolsa de Valores resultam em impostos a pagar.

Mais informações sobre Imposto de Renda 2019 :

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.