Imposto de Renda Imposto de Renda: Enviou a declaração com erro? Confira como retificar

Imposto de Renda: Enviou a declaração com erro? Confira como retificar

Novo saque imediato do FGTS será liberado esta semana

A partir de sexta-feira (22) dois novos grupos de trabalhadores poderão sacar até R$ 500 de...

Trabalhou em 2018? Pode receber até R$ 998 no 5º lote do PIS

Começa nesta quinta-feira (14) o pagamento do quinto lote do abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou...

Extrato FGTS: como consultar o seu?

Novas mudanças no saque do benefício foram anunciadas no mês de julho. Saiba como consultar o...
Renata Calazans
Renata Calazans
Brasileira nascida em São Paulo.  Redatora de Sites há três anos. Em 2013, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.  Esta sempre atualizada com as últimas notícias do mundo. Desde 2015 atua com criações de conteúdos para diversos canais de informação. Contato: [email protected]
- Publicidade -

A declaração do Imposto de Renda 2019 teve seu prazo encerrado na última terça-feira (30), e a Receita Federal recebeu um número maior de declarações, superando as expectativas. Foram 30,6 milhões de envios, com aumento de 4,8% quando comparado ao ano anterior.

Imposto de Renda para MEI
Foto: Reprodução

Se você respeitou o prazo, mas cometeu erros ou até esqueceu de incluir informações, poderá enviar uma declaração retificadora sem pagar multa por atraso.

- Publicidade -

O contribuinte pode retificar uma declaração dentro do prazo de cinco anos, mas o ideal é efetuar de imediato para evitar cair na malha fina. Não existe um número limite de declarações retificadoras, porém, especialistas financeiros alertam muita cautela para preencher o documento no programa. O excesso de retificações pode gerar suspeitas da Receita e resultar em malha fina.

Como fazer a declaração retificadora

A retificação deve ser feita no mesmo programa de preenchimento da declaração original. Ao abrir basta selecionar a declaração que pretende corrigir.

Em seguida abra a ficha de Identificação do Contribuinte e selecione a opção Declaração Retificadora. Após isso informe o número do recibo (com 12 dígitos) da declaração a ser retificada. Importante lembrar que não são permitidos traços e pontos.

Em casos onde o contribuinte não possui o número do recibo, será possível recuperá-lo no menu Imprimir localizado na barra ao lado esquerdo do sistema. Para aqueles que já fizeram uma ou mais retificações do IR 2019 é preciso utilizar o número de recibo mais recente.

Em seguida basta alterar a informação que deseja corrigir e clique na opção Entregar Declaração, localizada no canto inferior esquerdo da tela. É importante guardar uma cópia da retificação e do recebido de entrega.

Vale lembrar que a data da declaração de retificação se sobrepõe á data da declaração de imposto renda original, ou seja, o contribuinte que se adiantou para enviar a declaração, e precisou retificar, perderá a vantagem de receber a restituição mais cedo.

Declarações retificadoras de Imposto de Renda de anos anteriores

Conforme foi explicado anteriormente é possível fazer retificações de declarações de até cinco anos anteriores, por isso se você precisa corrigir informações antigas ou incluir dados é necessário instalar no computador os programas específicos de cada ano.

Esses programas estão disponíveis na página eletrônica da Receita Federal basta acessar o site e baixar o ano desejado. Para efetuar esse tipo de retificação é preciso ter o número do recibo da declaração original ou retificação. O arquivo digital com a declaração preenchida também será necessário.   

Os contribuintes que possuem certificado digital podem efetuar a declaração retificadora por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal), ou gerar um código de acesso ao sistema. 

Nestes casos é importante ressaltar que com o certificado digital é possível corrigir qualquer campo das declarações dos cinco anos anteriores, mesmo que a Receita não tenha apontando os erros. E quem utiliza o código de acesso consegue fazer somente retificações online de declarações com pendências. Sendo possível alterar informações como deduções e rendimentos tributáveis. 

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.

- Publicidade -

Mais artigos como este

- Advertisement -