Cartão de crédito: A solicitação pode derrubar meu score? 

O cartão de crédito pode derrubar meu score? Muitos consumidores ficam na dúvida sobre esse assunto. Mas fique sabendo que ao solicitar cartões você pode sim afetar a pontuação.

Cartão de crédito: A solicitação pode derrubar meu score?
Imagem: Serasa Consumidor

Ao solicitar qualquer tipo de crédito, seja empréstimo, financiamento ou até mesmo o cartão, todos os seus dados são analisados pela financeira. Nestes casos são feitas analises de perfil, onde a instituição consulta o CPF de cada solicitante para verificar possíveis chances de inadimplência.

Dentro da avaliação de perfil é consultado a negativação daquele consumidor, dívidas atrasadas ou contas pagas em dia são fatores importantes. Essas e outras informações formam o histórico do individuo, onde se encontra também a pontuação. Avaliada entre 0 e 1.000, sendo mil o melhor.

Fatores que interferem no score

A pontuação do score é analisada através do salário, idade, estado civil, histórico de pagamento e possível inclusão do nome em órgãos de proteção ao crédito (Serasa e SPC). Para melhorar o score é recomendável que seja feito um cadastro positivo e manter os dados atualizados. Pagar as contas no prazo e solicitar créditos de acordo com a renda também contribui para se tornar um consumidor consciente aumentando a pontuação.

Como o cartão de crédito pode prejudicar o score?

O score é uma espécie de currículo onde constam informações do consumidor. Ao usar o cartão de crédito você não prejudica sua pontuação, mas algumas ações pode afetar o score. Para evitar impactos negativos evite atrasar o pagamento da fatura e tome cautela ao solicitar novos cartões. O ideal é manter um intervalo de tempo entre as solicitações, pelo menos seis meses, para assim não demonstrar desespero atrás de crédito. Ou seja, o score pode entender que você não tem condições de pagamento à vista e isso gera risco de inadimplência.

Ao utilizar o cartão de forma correta, gera automaticamente um aumento na pontuação. Basta pagar os débitos em dia, evitar pagamentos mínimos e gastar de forma consciente. Essas dicas podem facilitar a liberação de futuros créditos.

Dúvidas frequentes em relação a analise de crédito

As pessoas costuma ter algumas dúvidas sobre os critérios usados pelas instituições para liberação de crédito.

  • Somente dados negativos são registrados? Não, o histórico de pagamento registra tudo, contas pagas em dia ou até adiantadas contam como pontos positivos.
  • Quando consulto meu score afeto minha pontuação? Não, a informação não impacta. Qualquer pessoa pode consultar o score.
  • Ao consultar meu histórico financeiro, constam todas as dívidas, até as antigas? Não, pois após cinco anos as dívidas prescrevem.

Você pode gostar:

Mercado Livre anuncia o lançamento de seu cartão de crédito

Cartão de Crédito Sem Anuidade: como conseguir

Cartão de crédito: como fazer solicitação online