Startups crescem mais que as outras empresas

Certamente você já ouviu falar em Startups, mas sabe o que realmente significa? O que muitos sabem é que as organizações consideradas como startup costumam estar relacionadas com negócios inovadores.

O que é Startup?

O termo está ligado a um grupo pequeno de pessoas que iniciam um modelo de negócio, muitas vezes com pouco recurso.  Mas também está relacionado com empresas que identificam problemas para resolver e buscam investidores para financiar a solução empresarial.

Muitas pessoas acreditam que Startups são apenas organizações que trabalham com tecnologia, mas essa não é uma regra para se encaixar no termo.

Qual a melhor definição?

Existem algumas definições que ajudam entender melhor:

“Startup é um grupo de pessoas unidas para resolver um problema muito difícil, que buscam encontrar um modelo de negócio que seja escalável e repetível, mesmo em um ambiente de grande incerteza”.  Ou:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.

As definições não citam nada sobre quais recursos necessários nem o tamanho do grupo. Mas fala em problemas a serem resolvidos, ou seja, a solução é o centro da atividade desta organização.

Startups crescem mais que as outras empresas
Imagem: Divulgação

Crescimento

As startups são conhecidas por trabalharem com métodos e técnicas mais simples, evitando a burocracia e permitindo um avanço. Esses fatores contribuem para que esses grupos cresçam de forma acelerada, assim desbancando grandes empresas do mercado.

Setor de atuação

Existem subcategorias para as startups, funcionam de acordo com o mercado de atuação que estão inseridas.

Fintech

São as empresas de serviços financeiros que oferecem empréstimos, pagamentos, seguros, criptomoedas, gestão de finanças entre outros.

Healthtech

As organizações que oferecem soluções inovadoras sobre saúde, como farmacêuticas, fabricantes de controladores de saúde, entre outros serviços.

Edtech

Inseridas no setor de educação, como aplicativos de línguas, cursos online e outras plataformas.

Insurtech

Pode ser considerada uma divisão dentro da categoria fintech. As empresas inseridas em insurtech trabalham com seguros, oferecendo facilidade e comodidade para seus clientes disponibilizando contratos via internet.

Agritech

As empresas agrícolas fazem parte da subcategoria, elas oferecem soluções para lavouras e melhorias para o plantio.

Você também pode gostar:

+ Cartão de crédito: como fazer solicitação online

+ Compras online: Quais perigos e como ter segurança

+Loja virtual grátis: vale a pena?

Muitas pessoas não sabem, mas existem empresas de sucesso que são startups. Veja alguns exemplos:

Google

O serviço de busca criado por Larry Page e Sergey Brin em 1998. Os jovens que na época eram estudantes optaram por usar o PageRank ao invés do rankeamento pelo número de palavras-chaves de uma página.

Netfilx

Criada em 1997 a Netfilx oferecia o serviço de entrega de DVD via correio. Mas em 2007 resolveu encarar o desafio de lançar a plataforma de filmes por streaming. A empresa inovou optando por cobrar mensalmente por seus serviços e deixando de lado a cobrança pelos filmes alugado

 Nubank

A fintech brasileira criada em 2013 tinha o objetivo de ir contra os grandes bancos que cobravam taxas altas e possuíam péssimos atendimentos. Cristina Junqueira, Edward Wible e David Vélez criaram os serviços de qualidade e cartões livres de anuidade.