Skip to content

Bradesco será investigado por impedir atuação de GuiaBolso

02/05/2019

O Cade abriu processo apontando suposta prática anticompetitiva por parte do Bradesco contra a fintech.

Banco Bradesco será investigado em caso de supostas práticas anticompetitivas que atrapalham a atuação do GuiaBolso. O processo administrativo foi aberto pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Além do processo de investigação o banco e a fintech travaram uma disputa pelo mesmo caso na Justiça.

Aplicativo vai pagar boleto de até R$ 1.500 para quem acertar perguntas
(Imagem: Guia Bolso)

De acordo com o processo emitido pelo órgão, o Bradesco impede o funcionamento do GuiaBolso ao criar uma segunda camada de autenticação manual. Os usuários da fintech que são correntista de outras instituições financeiras autorizam o acesso á informações bancárias por meio de senhas.

No caso os clientes do Bradesco não conseguem inserir seus dados na plataforma porque o banco estabeleceu uma senha aleatória adicional para o acesso a suas contas correntes.

O caso está aberto desde julho de 2018, alegando que a fintech depende das informações do Bradesco para garantir seus serviços.

O banco vem informando que zela pela proteção das informações de seus clientes e segue a lei do sigilo bancário. Já o GuiaBolso preferiu não comentar o caso, mas declarou “Reforçamos que o caso não altera a nossa missão de melhorar a vida dos brasileiros e transformar o sistema financeiro”.

Guia Bolso

A fintech atua como organizadora financeira de seus usuários, para isso precisa da permissão do cliente para acessar os dados bancários, como cartões de crédito e conta corrente. Com a liberação a empresa reorganiza os gastos por categoria e a renda.

A pessoa que utiliza esse serviço do aplicativo fornece uma senha de acesso á conta, que não é a mesma utilizada para efetuar transações. Dessa forma o GuiaBolso possui atualmente mais de 5 milhões de usuários.

Além da organização financeira, a fintech passou a oferecer crédito pessoal a seus usuários. Serviço disponibilizado através da Just, empresa do grupo, e também por bancos menores que são parceiros.

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.

Veja Também: