Skip to content

Imposto de Renda para MEI: Dicas importantes para fazer a declaração

26/04/2019

Prazo para envio da declaração do imposto de renda vai até o próximo dia 30, Receita recebeu somente a metade do esperado.

O Imposto de Renda 2019 é um dos assuntos mais comentando pelos internautas no último mês, mas somente a metade das declarações esperadas pela Receita Federal foi enviada até o momento. Os contribuintes que atuam como MEI (Microempreendedores Individuais) também devem fazer a declaração de Imposto de Renda de pessoa física.

Imposto de Renda para MEI
Imagem: Reproducção

A Receita Federal tem uma estimativa de 30,5 milhões de declarações enviadas até o prazo final, dia 30 de abril.

Dicas para Declaração de Imposto de Renda MEI

O MEI deve fazer a declaração de ajuste da pessoa física, mas também deve enviar a declaração de faturamento para Receita, porém isso não tem nada a ver com a declaração de pessoa jurídica.

Vale lembrar que a declaração de faturamento deve ser enviada até o final do mês de maio através da DAFN-Simei (Declaração Anual Simples Nacional – Microempreendedor Individual).

Valor tributado

O Microempreendedor precisa conhecer os limites de isenção para saber o rendimento tributável. O limite é de acordo com cada atividade de MEI, podendo ser de 8%, 16% e de até 32% sobre os rendimentos brutos recebidos como MEI.

Tenho emprego e atuo também como MEI

A pessoa que tem um emprego e também atua como Microempreendedor Individual deve informar todos os rendimentos recebidos via pessoas jurídicas.

O MEI possui um CNPJ e deve ser declarado como um rendimento recebido de pessoa jurídica.

Fonte: Jean Javarini

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.