Skip to content

Saiba como participar dos programas do governo com a nota do Enem?

22/03/2019

Veja como obter benefícios estudantis por meio de programas do governo usando o resultado de sua prova do Enem 2019.

Datas para as provas do Enem 2019 foram divulgadas, veja como se inscrever
Imagem: Divulgação

Vai participar do Enem 2019? Entenda como aproveitar sua nota da prova para ingressar no ensino superior.

Milhares de brasileiros participarão da prova para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá em novembro. Muitos não sabem, mas é possível utilizar a pontuação para participar de programas do governo.

Para participar de programas como FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos) é necessário alcançar uma nota mínima no exame, além de obter nota maior que zero na redação.

Qual é nota mínima no Enem para participar de programas estudantis do governo?

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) para se beneficiar de programas estudantis, o candidato deverá obter uma pontuação mínima na prova do Enem de 450 pontos.

Como é calculada a nota mínima?

Essa pontuação mínima é calculada com a soma de todas as notas das provas do ENEM, composta por assuntos sobre ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e depois dividida por 5.

Vale lembrar que muitos brasileiros tentam ingressar em faculdades por meio desses tipos de programa, então é bom reforçar a necessidade de obter notas maiores no exame para assim aumentar as chances de participação nos benefícios estudantis.

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiamento de graduação para alunos de universidades privadas. Para mais informações os interessados devem acessar o Portal do MEC.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, criado em 2004 pelo governo federal é administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo oferecer bolsas de estudos em universidades privadas. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%). Para mais informações os interessados devem acessar o site do Prouni MEC.