Skip to content

Santander, Caixa e Bradesco são os bancos que mais recebem reclamações

20/04/2019

Clientes reclamam de irregularidades em ofertas e falta de prestação de informações sobre produtos dos bancos.

A lista de reclamações contra bancos tem Santander, Caixa Econômica e Bradesco na liderança das queixas.  O ranking que possui somente instituições com mais de 4 milhões de clientes foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Banco Central.

Santander, Caixa e Bradesco são os bancos que mais recebem reclamações
Santander, Caixa e Bradesco são os bancos que mais recebem reclamações (Foto: Divulgação)

O Santander está no topo da relação de reclamações, em segundo lugar, surge o Bradesco e logo após vem Caixa Econômica Federal ocupando o terceiro lugar.

De acordo com BC o índice de reclamações é calculado com base no número de queixas consideradas relevantes, dividido pelo número de clientes das instituições financeiras, multiplicado por 1.000.000. Ou seja, quanto maior o índice, pior a posição do banco na lista. Os dados são trimestrais.

Os números registrados mostraram que o Santander chegou ao índice de 25,93, Bradesco com 23,35 e a Caixa alcançou 23,25. Na quarta colocação está o Itaú com índice de 21,29, seguido do Banco do Brasil que ocupa a quinta posição com 20,77.

Na sequencia estão Votorantim (13,12), Banrisul (12,80), Omni (12,38), Banco CSF (10,13), Midway (4,73), Banco do Nordeste (0,43) e Nubank com 0,00.

As queixas estão atreladas a frequentes irregularidades relativas á oferta ou prestação de informações de produtos e serviços de maneira inadequada e erros ligados á confiabilidade, integridade, sigilo, segurança e legitimidade das operações e serviços de cartões de crédito.

As instituições com um número menor a 4 milhões de clientes, são avaliadas por um ranking separado, que tem a Facta Financeira na liderança e a Modal em segundo lugar. Em seguida aparecem Novo Banco Continental, Safra, Pan, Inter, Agibank, Portocred e Original.