Skip to content

Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento

27/02/2019

Dados do BC mostram que bancos elevaram as taxas de juros do cartão de crédito e do cheque especial neste inicio de ano.

Os brasileiros que utilizam o cartão de crédito e o cheque especial se depararam com o aumento dos juros médios no inicio de 2019. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Banco Central, os bancos elevaram as taxas.

Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento
(Foto: stock adobe/Por: pathdoc) – Taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial sofre aumento

Os dados mostraram que a taxa média do cheque especial em dezembro avançou de 312,6% ao ano, para 315,60% a.a em janeiro deste ano. No caso do cartão de crédito, o rotativo para pessoa física em dezembro subiu de 285,4% a.a para 286,9 a.a em janeiro.

Segundo o Banco Central a inadimplência influencia nos juros cobrados pelas instituições financeiras. E a pesquisa mostrou que o número de inadimplente obteve aumento de 2,8% em dezembro para 2,9 em janeiro.

O cenário de inadimplência para empresas apresentou aumento de 2,4% para 2,5% no mesmo período, já para pessoas físicas subiu de 3,2% para 3,3.

O país vive um momento estável quando falamos de taxa básica econômica, o Banco Central fixa a cada 45 dias para assim controlar a inflação. Além da taxa Selic que está mínima, 6,5 ao ano, desde março de 2018.

Rotativo do cartão de crédito

O crédito rotativo do cartão de crédito surge quando o consumidor não paga o valor total da fatura dentro do vencimento. Para evitar a inadimplência o cliente efetua pagamento em valor inferior, que deve ser entre o mínimo e o total.

O valor pendente será lançando automaticamente na próxima fatura, mas com acréscimos de juros, onde cada banco utiliza uma determinada taxa.

Cheque especial

O cheque especial também conhecido como “limite da conta” é um valor considerado como linha emergencial, onde o correntista utiliza o dinheiro definido pelo banco e paga depois. Esse crédito apresenta facilidade, porem é um dos serviços que mais possui juros caros.

Bancos

Foi divulgado neste mês que os principais bancos tradicionais do mercado, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander apresentaram crescimento de lucro em 2018.

Saiba mais!
Para obter mais conteúdos siga a Credicar Vantagens em nosso canal do Google News e nas redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedin e compartilhe com seus contatos.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de assuntos sobre Finanças Pessoais, Educação Financeira e outros.