Nubank vale U$$ 4 bilhões após investimento de empresa chinesa Tencent

A empresa chinesa Tencent investe 200 milhões de dólares na fintech Nubank e passa a ter 5% da startup, pela primeira vez a gingante chinesa aposta no Brasil. O investimento avaliou a empresa brasileira dona do cartão roxinho em 4 bilhões de dólares e com isso a Nubank hoje está entre as startups mais importantes da América Latina.

Com apenas 5% dos negócios do Nubank a Tencent pretende contribuir para o crescimento da fintech através de sua tecnologia. Para quem não sabe a organização chinesa é uma das maiores empresas de internet do mundo, e pretende compartilhar com a brasileira o aplicativo Wechat para o uso do Wechat pay que possui um sistema próprio de pagamento através de celulares.

Nubank vale U$$ 4 bilhões após investimento de empresa chinesa Tencent (Facebook/Nubank/Reprodução)

Antes mesmo desse investimento a startup vinha sendo valorizado no mercado, no último mês de março foi avaliada em U$$ 2 bilhões de dólares.

O negocio movimentou o mercado e mostrou como os grupos empresariais chineses vêm se interessando pelas organizações brasileiras, a chinesa Didi, empresa de aplicativos de transporte, comprou em março desse ano a antiga 99 taxi, estimasse que o valor da negociação foi em torno de U$$ 960 milhões.

Nubank

A startup Nubank atua como um banco digital, mas começou seus negócios em maio de 2013 como uma operadora de cartão de crédito. Atualmente possui mais de 4 milhões de clientes e já está entre as cinco maiores empresas de cartão de credito do Brasil.

De acordo com Cristina Junqueira sócia e fundadora, a Nubank começou de uma insatisfação referente aos serviços financeiros oferecidos aos brasileiros, à ideia era começar com algo mais simples como instituição de pagamento, o primeiro produto foi o cartão de crédito sem taxas de anuidades e com todas as transações online, atualmente os cartões roxinhos são os únicos no país que não cobram nenhuma taxa.

Diante de um mercado financeiro que abusa dos percentuais de taxa temos a statup Nubank que agora passa de instituição de pagamento para instituição financeira e pode oferecer mais serviços financeiros sem cobrança de taxas, como a conta que não possui nenhuma taxa para o correntista.

Quando questionada sobre como conseguem ter zero de tarifas, Cristina responde que a Nubank possui uma grande vantagem em comparação às demais instituições financeiras, para a empresária a startup possui muito mais eficiência que suas concorrentes, pois não possui agencias bancarias e busca automatizar todos seus processos através da tecnologia, além de contar com uma equipe totalmente ágil podendo oferecer aos clientes a chance deles resolverem as questões bancarias sozinhos, com isso o Nubank pode oferecer em forma de retorno as isenções de taxas para seus usuários.