Skip to content

Score de Crédito: Veja o que é e como consultar

 ‘Seu score de crédito é baixo, por isso não foi possível liberar sua solicitação de cartão de crédito’. Certamente muitas pessoas já ouviram essa frase na vida.

Mas você sabe o que realmente é score e como consulta-lo? Então confira aqui tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é score de crédito?

O score é praticamente um índice de bom pagador. Os consumidores possuem uma pontuação que serve para avaliar suas chances de inadimplências. Empresas como Serasa e SPC geram esses números.

O cálculo para chegar a esta pontuação considera o histórico de pagamento do consumidor, se pagar as contas em dias, se possui nome restrito. Basicamente avalia se o individuo honra com seus compromissos financeiros.

Essas informações são obtidas através do CPF do consumidor e são armazenadas nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Cartões de crédito para quem tem score baixo
Score de Crédito: Veja o que é e como consultar – (Imagem: Divulgação)

No Serasa a pontuação do score funciona de 0 á 1.00, sendo que quanto mais próximo do zero maior a chance do consumidor ser inadimplente. E uma pontuação alta como 700 ou mais significa que o consumidor é considerado bom pagador.

Veja Também

As empresas de cartão de crédito consultam o score do solicitante antes de liberar o produto. Geralmente quando a pontuação é menor que 300 o cartão não é autorizado, pois esse número é considerado baixo no mercado financeiro.

Anteriormente o acesso à pontuação do score de crédito era disponível apenas para empresas, mas agora todos podem consultar as informações.

Como consultar meu score?

Você pode consultar sua pontuação e suas dívidas atrasadas de forma simples e gratuita, siga as orientações abaixo:

Para conferir sua pontuação no SPC acesse Score Boa Vista SCPC 

Para conferir sua pontuação no Serasa acesse Score Serasa

Ambos são gratuitos, basta efetuar o cadastro e pronto. No site também é possível conferir dicas e ofertas de como limpar seu nome.